Abandonâncias

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DeniCorsino, Abandonâncias – ENSAIO, 2016. Intervenção urbana e fotografia digital. Varetas em alumínio e nylon de guardachuvas abandonados. Muro da Mauá, Centro Histórico – Poa, Brasil

DeniCorsino, Abandonâncias –Abandonâncias – Experimental ACT, 2016. Urban Intervention and Digital photograph. Abandoned umbrella’s nylon and aluminiun rods. Muro da Mauá, Downtown – Poa, Brazil

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DeniCorsino, Abandonâncias -ATO1, 2016. Vídeoperformance,  3,05”. Casa de Cultura Mário Quintana CCMQ e entorno, Centro Histórico – Poa, Brasil

DeniCorsino, Abandonâncias -ACT ONE, 2016. Video performance,  3,05”. Mário Quintana Cultural Center, Downtown – Poa, Brazil

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DeniCorsino, Abandonâncias -ATO2, 2016. Intervenção urbana coletiva. Muro da Mauá, Estação Catsul, Centro Histórico – Poa, Brasil

DeniCorsino, Abandonâncias -ACT TWO, 2016. Collaborative urban intervention. Muro da Mauá, Catsul Station, Downtown – Poa, Brazil

photo 1,2,3_denicorsino \ printscreen 4,5,6 denicorsino, video editor J.R Fontoura \ photo 7,8_pedro ferraz

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Em Abandonâncias trabalho dois objetos em comum abandonados no espaço urbano não percebidos e que perdem sua principal função – a de proteger: o Muro e o guarda-chuva. Ambos estão historicamente relacionados à proteção: o guarda-chuva inicialmente possuía atributos sagrados ligados aos deuses e os muros exerciam sua função primordial de proteger fronteiras.

Percebo a urbe e estes dois objetos a partir do ‘caminhar’ utilizando o corpo como agente de interação com as diversas camadas do espaço urbano. A experiência urbana resultante da relação corpo-cidade está ‘inscrita no próprio corpo daquele que a experimenta.’  (JACQUES, 2008, p.182). O trabalho revela-se, desta forma, como processo onde é imprescindível a vivência do artista.

A ação Abandonâncias acontece em três momentos: Ensaio, ATO1 E ATO2. No primeiro aproximo os exguarda-chuvas, recolhidos em prévias caminhadas, ao Muro. No segundo momento o real abandono é vivenciado e traduzido em vídeo. No terceiro momento compartilho com o grupo a possibilidade do abandono coletivo junto à área interna do Muro. [Deni Corsino_Out 2016]

*texto originalmente publicado em om-lab.com.br

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In ‘Abandonâncias’ I discuss two objects in common that we find in the urban space. These abandoned and unnoticed objects have lost their main function – protection: the Wall and umbrella. Both of them historically are related to protection: the umbrella used to carry sacred attributes being known by its connection to the Gods while the wall was mainly built to keep borders safe.
I perceive the city and these two objects through ‘walking’ using the body as an interaction agent with the urban spaces’ countless layers. The outcome of the experience from relation between body and city  ‘is imprinted on the body of who has experienced it.’ (Jacques, 2008, 182). This artwork unveils itself, thus, as process in which is crucial the artist experience.
The artistic action ‘Abandonâncias’ is split in three moments: Experimental ACT, ACT ONE and ACTO TWO. The first I bring the ex-umbrellas, which were captured in previous walkings around the city, close to the Wall; the second, the real abandonment is experienced by the artist and the output is a video performance; the third, i share with other artists the possibility of a collective abandonment by the lake side of the Wall.

[Deni Corsino_October, 2016]
*text originally published at om-lab.com.br